MPT reforça ações de enfrentamento ao trabalho infantil em Alter do Chão (PA)

Ação educativa abordou condutores na rodovia PA-547, que dá acesso à vila balneária, durante o Çairé 2023.

O Ministério Público do Trabalho no Pará e Amapá (MPT PA-AP), por meio da Procuradoria do Município (PTM) de Santarém, participou neste sábado (16) da campanha de enfrentamento ao trabalho infantil em Alter do Chão, distrito de Santarém, no oeste do estado. A campanha foi realizada pela Prefeitura de Santarém em parceria com o MPT durante a Festa do Çairé 2023 e trouxe como tema “Brincar é o direito da Infância: Estudar e Viver com um futuro de esperança!”.

As atividades educativas foram promovidas nos três dias de evento, pensando no fluxo de pessoas que se deslocam até o balneário para acompanhar a programação. Além de colaboradores da gestão municipal, o procurador do Trabalho Igor Costa esteve presente para reforçar as ações de combate ao trabalho infantil desenvolvidas pela Coordenadoria Nacional de Combate ao Trabalho Infantil e de Promoção e Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes (Coordinfância), com orientações e distribuição de cartilhas.

Durante a blitz educativa na PA-457, na Comunidade do Caranazal, o procurador do Trabalho ressaltou a importância de utilizar momentos de grande importância e impacto cultural como o Çairé para divulgar pautas sociais e sensibilizar a população. “A ação conjunta teve o propósito de fortalecer a rede proteção das crianças e adolescentes e conscientizar a população acerca dos males e irreversibilidade do trabalho precoce, considerado como uma grave violação de direitos humanos que elimina sonhos e impede o crescimento e formação adequada dos jovens”, explicou Igor Costa.

A abertura oficial da ação, na quinta-feira (14) na praça 7 de Setembro, contou com uma apresentação de carimbó feita por crianças e adolescentes do projeto Transformar Vidas; na sexta-feira (15), agentes mobilizadores fixaram de cartazes educativos com canais de denúncia em estabelecimentos comerciais, hotéis, restaurantes e barracas de praia.

Além da Prefeitura de Santarém e MPT, a campanha teve apoio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), por meio das Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Aepeti), Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Alter do Chão, Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT), Secretaria Municipal de Educação (Semed) e Conselho Tutelar.

Fotos; Prefeitura de Santarém

Ministério Público do Trabalho
Assessoria de Comunicação

Imprimir