• Procuradorias
  • PRT Belém
  • MPT no Pará realiza audiência coletiva dentro do Projeto Nacional de Combate aos Atos Antissindicais

MPT no Pará realiza audiência coletiva dentro do Projeto Nacional de Combate aos Atos Antissindicais

Mais de 30 representantes de empresas e sindicatos estiveram presentes no evento, realizado na sede do órgão em Belém

 

Uma audiência coletiva foi realizada na última quinta-feira (5), na sede do Ministério Público do Trabalho PA-AP, em Belém. O evento faz parte do Projeto Nacional de Combate aos Atos Antissindicais, com o recorte específico para as condutas praticadas contra trabalhadores no exercício da representação de interesses profissionais.

O procurador do Trabalho José Carlos Azevedo, representante do Grupo de Atuação Especial Trabalhista da Coordenadoria Nacional de Promoção da Liberdade Sindical – GAET CONALIS, coordenou a mesa. O procurador fez a abertura do evento, expôs os objetivos da audiência e o plano de trabalho no âmbito dos Projetos Nacionais do MPT. Na sequência, foi franqueada a palavra aos participantes.

Um dos assuntos tratados na audiência foi a tese fixada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), segundo a qual “É constitucional a instituição, por acordo ou convenção coletivos, de contribuições assistenciais a serem impostas a todos os empregados da categoria, ainda que não sindicalizados, desde que assegurado o direito de oposição". Os mais de 30 representantes de empresas e sindicatos presentes tiveram espaço para falar sobre como o tema afeta as diferentes categorias.

 

PA-PROMO 000962.2022.08.000/9

Ministério Público do Trabalho

Assessoria de Comunicação

Imprimir