Projeto de qualificação profissional e empregabilidade apoiado pelo MPT forma segunda turma em Belém
Vindas do Núcleo de Prevenção e Enfrentamento à Violência de Gênero, da DPE, as 30 alunas formaram-se como assistentes administrativas pela Unama
Trinta alunas da segunda turma do programa Diversidade e Empregabilidade receberam nesta quarta-feira (4), os certificados de conclusão de curso de assistente administrativo. O objetivo é transformar vidas e abrir portas para mulheres em situação de vulnerabilidade, oferecendo qualificação profissional. A cerimôniaocorreu no Auditório Aloysio da Costa Chaves, na sede do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região.
As participantes do projeto, encaminhadas pelo Núcleo de Prevenção e Enfrentamento à Violência de Gênero, da Defensoria Pública do Estado do Pará (DPE), adquiriram habilidades essenciais para atuar como auxiliares administrativas, como informática, atendimento ao público e comunicação. Além disso, receberam uma bolsa de estudos para se dedicarem integralmente ao curso.
A oradora* da turma, uma das dedicadas alunas do curso, destacou a força de vontade das colegas e a sua própria. “Por vezes, nos deparamos com desafios que pareciam impossíveis de transpor. E esse curso foi um momento de reconstrução, de superação. Cada certificado é um símbolo de resistência, força e esperança. Que possamos servir de inspiração para outras mulheres”, declarou.
O projeto é uma iniciativa do TRT da 8ª Região, em parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT PA-AP), Universidade da Amazônia e Fundação Instituto para o Desenvolvimento da Amazônia (Fidesa). Na oportunidade, o MPT foi representado pela procuradora do Trabalho Silvia Silva da Silva.
*Por questão de segurança para as alunas e seus familiares, não apresentamos aqui seus nomes ou imagens.
Ministério Público do Trabalho
Assessoria de Comunicação (Com informações e fotos do TRT8)