MPT é parceiro em projeto de inclusão social em Santarém
21 pessoas em situação de rua participaram da oficina de pintura em tela e tecido. Além da socialização, a iniciativa estimulou a inclusão social e a geração de renda.
Cores, desenhos, criatividade. Durante duas semanas, a realidade de pessoas em situação de rua em Santarém ganhou um pequeno alento.
A Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social, através do Centro Pop Dom Linno Vombomel, realizou uma oficina de pintura em telas e tecidos para garantir a inclusão social, restaurar e preservar a autonomia da população em situação de rua do município. O MPT em Santarém garantiu recursos para a aquisição de todo o material necessário para as aulas.
A procuradora do Trabalho e idealizadora do projeto “Trabalho & Turismo no Tapajós”, Tatiana Amormino, acredita que a capacitação gerou uma oportunidade de garantia do direito constitucional ao trabalho para pessoas que vivem em situação de rua, sobretudo pela possibilidade de venda do artesanato para turistas que visitam as praias da região. “Os produtos são incríveis o que demonstra o potencial criativo e produtivo dessas pessoas hipervulneráveis, que poderão transformar suas realidades sociais a partir de um novo ofício”, reforça a procuradora.
Segundo dados da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social do Município, aproximadamente 150 pessoas estão em situação de rua em Santarém. Para a coordenadora do Centro Pop, Adriana Rego, a oficina foi extremamente positiva para os usuários, a parceria institucional deu certo e reforçou que iniciativas dessa natureza garantem a ressignificação do projeto de vida das pessoas e despertam para a possibilidade de um novo ofício e renda.
As telas e guardanapos pintados, resultado da oficina, serão expostos e comercializados nesta sexta feira (16) no Mercadão 2000. Toda a renda será destinada aos participantes da oficina.
Ministério Público do Trabalho
Assessoria de Comunicação
Facebook: facebook.com/mpt.paap/
Instagram: @mpt.paap