Aluno de Juruti (PA) conquista o 1º lugar na etapa nacional do Prêmio MPT na Escola 2022

Victor Guidão, de 11 anos, venceu na categoria Música - Grupo 1 (alunos de 4º e 5º anos) com a composição autoral “Não à exploração infantil”

O Ministério Público do Trabalho divulgou, nesta quinta-feira (01), os vencedores da etapa nacional do Prêmio MPT na Escola 2022 – “A Escola no Combate ao Trabalho Infantil”, que este ano contou com a participação de 19 regionais. O aluno Victor Emanuell Diniz Guidão, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Zelinda Souza Guimarães, localizada em Juruti, no Baixo Amazonas, conquistou o primeiro lugar na categoria Música - Grupo 1, que contempla participantes do 4º e 5º anos do ensino fundamental. O projeto, iniciativa da Coordenadoria de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Coordinfância), pretende ampliar o debate sobre o trabalho infantil dentro da sala de aula.

Durante a solenidade, que ocorreu no formato virtual, foram premiados os melhores trabalhos literários, artísticos e culturais produzidos por alunos de instituições de ensino público do país. Ao todo, 25 alunos foram gratificados pelas produções, feitas com orientação de professores, nas categorias música, poesia, conto e desenho, divididas em dois grupos. O primeiro conta com alunos do 4º e 5º anos do ensino fundamental, com produções sobre trabalho infantil. Já o segundo grupo envolve estudantes de 6º e 7º anos do ensino fundamental, com a temática aprendizagem profissional/profissionalização do adolescente. 

Em seu agradecimento, Victor Guidão falou sobre a inspiração para a composição “Não à exploração infantil”. “Tenho deficiência visual total e minha inspiração veio de uma aula da minha professora, Marcília Pereira, que me chamou muito a atenção”, disse. Dos ensinamentos repassados por sua orientadora, ele ressaltou que “criança tem que ter saúde, vida, ser respeitada e compreendida, e ter escola para estudar”.

Para a procuradora do Ministério Público do Trabalho no Pará e Amapá (MPT PA-AP), Rejane Alves, coordenadora regional da Coordinfância, a adesão na edição deste ano foi significativa e destacou o histórico de participação de Juruti desde o início da implementação do projeto no Pará. “Agora, mais uma vez, o município foi contemplado com o primeiro lugar nacional e com um destaque muito especial para o aluno que conseguiu transmitir de uma forma muito emocionante a mensagem de que o trabalho infantil precisa ser combatido na sociedade”, comemorou.

Na etapa regional do concurso, alunos de sete escolas públicas dos municípios de Castanhal, Santarém, Juruti e Mojuí dos Campos foram premiados pelos trabalhos produzidos. A procuradora ressalta ainda que a proposta para o próximo ano é estender o alcance do projeto no Estado. “A expectativa para 2023 é ampliar a implementação em mais dez municípios paraenses além dos que já participaram em edições anteriores”, finalizou Rejane Alves.

Veja como foi a premiação: https://www.youtube.com/watch?v=3eejxJYMV5o

Ministério Público do Trabalho
Assessoria de Comunicação

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