Em Macapá (AP), alunos do projeto MPT na Escola apresentam resultados de atividades desenvolvidas em 2024
Dez escolas municipais participaram da conclusão do projeto realizado pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) em parceria com a prefeitura de Macapá (AP)
O projeto MPT na Escola reuniu alunos e profissionais da educação do município de Macapá, no Amapá, em um grande evento para celebrar as atividades realizadas em 2024. A iniciativa é uma promoção do Ministério Público do Trabalho (MPT), por meio da Coordenadoria Regional de Combate ao Trabalho Infantil e de Promoção e Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes (Coordinfância). O encontro ocorreu no sábado (26), na sede da Unidade Integrada SESI/SENAI A Banda.
Na oportunidade, os participantes apresentaram os trabalhos produzidos em sala de aula nas categorias conto, poesia, desenho e música, dentro da temática Resgate à Infância e Erradicação do Trabalho Infantil. A programação contou ainda com apresentações de dança e entrega de certificados.
Em Macapá, o MPT na Escola é realizado pelo segundo ano e já conta com a participação de dez escolas municipais e mais de 1.500 estudantes do ensino fundamental. A iniciativa é desenvolvida com o apoio das secretarias municipais de Educação (Semed), de Assistência Social (SEAS) e Conselho Tutelar.
O Projeto MPT na Escola tem como principal objetivo levar a temática do combate ao trabalho infantil à sociedade por meio do ambiente escolar, tornando os profissionais da educação multiplicadores do conhecimento sobre o tema. De acordo com o procurador Hugo Anciães, coordenador da PTM de Macapá, o projeto envolve a capacitação dos profissionais de educação para a discussão em sala de aula sobre a importância da erradicação do trabalho infantil.
“Para as capacitações são utilizados mecanismos lúdicos para que se possa conversar com as crianças sobre um tema, que é grave e pesado, de uma forma mais leve, e que estimule a sua criatividade na produção de mensagens contra o trabalho infantil por meio da escrita, do desenho e da música”, destacou o procurador.
O evento contou com a participação do Secretário de Educação do Município de Macapá, Madson Millor, da coordenadora local do projeto, professora Marinete Furtado, além de alunos, familiares e profissionais da educação.
Ministério Público do Trabalho
Assessoria de Comunicação