• Procuradorias
  • PTM Macapá
  • No Amapá, Ministério Público do Trabalho participa de oficina sobre câncer relacionado ao trabalho

No Amapá, Ministério Público do Trabalho participa de oficina sobre câncer relacionado ao trabalho

Programação foi destinada a profissionais da saúde e visa auxiliar na identificação de câncer decorrente do processo de trabalho

O Ministério Público do Trabalho no Pará e Amapá (MPT PA-AP), por meio da Procuradoria do Trabalho no Município (PTM) de Macapá, participou na última quarta-feira (19), da oficina de Vigilância Epidemiológica do Câncer Relacionado ao Trabalho e Ambiente no Amapá. O evento foi promovido pela Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) e Instituto Nacional de Câncer (INCA), com apoio institucional da Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador e Trabalhadora (CISTT) e Secretaria de Estado da Saúde do Amapá (SESA). 

Na oportunidade, as procuradoras Cintia Nazaré Leão, coordenadora regional de Defesa do Meio Ambiente de Trabalho (Codemat), e Katiesla dos Santos Costa, Procuradora representante da Codemat na PTM de Macapá, participaram do evento. A programação foi direcionada aos profissionais da saúde para que eles possam identificar os casos de câncer que têm relação com as atividades laborais, convergindo para ações epidemiológicas com propósito de incentivar medidas de prevenção nas áreas mais afetadas e com isso reduzir trabalhadores acometidos pela doença.

A iniciativa abordou ainda a importância do registro de adoecimentos no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) que, além de ser uma obrigação legal do profissional da saúde, também consta como uma das atividades contidas no Acordo de Cooperação Técnica firmado entre INCA e Ministério Público do Trabalho, em 2021.

Segundo Cintia Leão, o objetivo da iniciativa é, por meio das notificações, mapear quais os setores econômicos e empresas com riscos de exposição a fatores cancerígenos, e com isso propor medidas de prevenção de saúde e segurança nesses setores, a fim de reduzir o número de trabalhadores adoecidos. “Com essas informações será possível responsabilizar as empresas dos setores para que possam adotar medidas preventivas de adoecimento por câncer no trabalho”, finalizou a procuradora.

 

Ministério Público do Trabalho
Assessoria de Comunicação

 

Imprimir