MPT reverte mais de R$ 1 mi para construção do Laboratório de Biologia Molecular do Hospital Ofir Loyola
Laboratório dedicado à pesquisa do câncer é o primeiro do gênero na região norte do país.
A quinta-feira (14) da última semana foi “um dia de júbilo” para o Hospital Ofir Loyola em Belém, de acordo com as palavras do chefe do Departamento de Ensino e Pesquisa da instituição, Alberto Ferreira. A data foi marcada pela inauguração do Laboratório de Biologia Molecular do hospital, o primeiro da região norte direcionado à pesquisa da genética do câncer. “Alguém, um dia, irá dividir a história do Ofir Loyola em antes e depois da Laboratório de Biologia Molecular”, disse Alberto.
O espaço foi construído a partir da reversão pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) de recursos oriundos de processos judiciais, provenientes de multas ou indenizações por dano moral coletivo, pagas por empresas que desrespeitaram as leis trabalhistas. Entre ações judicias que tiveram recurso revertido ao Ofir Loyola estão processos de autoria do MPT contra as Lojas Americanas e a PDG e incorporadoras.
O Laboratório de Biologia Molecular será o primeiro da região norte do Brasil a trabalhar na pesquisa do câncer nesse nível de complexidade, capaz de produzir diagnósticos rápidos, mapear o genoma humano em 6 horas, utilizando alta tecnologia. O objetivo é que o laboratório seja aplicado nas vertentes de assistência e pesquisa, podendo inclusive disponibilizar um serviço de saúde preventiva a partir do estudo genético de familiares de pacientes oncológicos e, futuramente, implantar um banco de tumores, hoje só existente nos Estados do Rio de Janeiro e São Paulo.
Para o secretário da Secretaria de Estado de Saúde Pública (SESPA), Vitor Manuel Jesus Mateus, “Sem o MPT, o laboratório seria uma realidade, mas não hoje”. Segundo ele, o Ministério Público do Trabalho antecipou o projeto que irá “facilitar o trabalho dos profissionais e aumentar a qualidade de vida dos pacientes que passam por esta casa”, afirmou. O diretor geral do Ofir Loyola, Luís Carlos Chaves, agradeceu a iniciativa do MPT, representado na ocasião pelo procurador-chefe Hideraldo Machado e pelo procurador do trabalho José Carlos Azevedo, homenageado no evento como titular dos procedimentos que geraram a reversão de recursos.
N° Processo MPT: PAJ 000309.2014.08.000/5 – 13
Ministério Público do Trabalho
Assessoria de Comunicação