Em clima de comemoração, Ministério Público do Trabalho inaugura nova sede em Belém
Órgão que funcionava na Rua dos Mundurucus passou a ocupar edifício de 10 andares e cerca de 4 mil metros quadrados no bairro de Nazaré.
O Ministério Público do Trabalho no Pará e Amapá inaugurou na manhã da última quarta-feira (29), a sua nova sede localizada na Av. Governador José Malcher, em Belém. A solenidade, que foi aberta pela procuradora-chefe do MPT PA/AP, Gisele Góes, contou com a presença do procurador geral do trabalho, Luís Antônio Camargo de Melo, e de autoridades representantes de entidades parceiras do órgão, dentre elas o Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região, a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE/PA), além do Município de Belém representado pelo prefeito Zenaldo Coutinho.
Autora de um discurso emocionado, Gisele Góes falou sobre todas as fases percorridas até a finalização da obra da nova sede da Procuradoria Regional do Trabalho da 8ª Região, que levou 4 anos para ser concluída. A procuradora ressaltou que a MPT passa por um momento de reinvenção, tendo um ambiente mais confortável para acolher seus procuradores, servidores e especialmente os trabalhadores que procuram o órgão. Para o procurador-chefe substituto Hideraldo Machado, "o MPT se baseia no princípio maior da Constituição Federal que é garantir a dignidade da pessoa humana e agora nós temos condição de fazer melhor o nosso trabalho, pois somos conclamados a isso”.
O prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, ao iniciar sua fala, afirmou que “a cidade está em festa” com a inauguração do novo prédio. Ressaltou a relevância do MPT nas missões de resgate de trabalhadores em situação análoga a de escravo e na pacificação dos conflitos nas relações de trabalho. De acordo com o prefeito, o desrespeito aos direitos básicos do trabalhador está relacionado à desordenação dos espaços urbanos, que provocaram uma onda de desemprego em diversas capitais do país, levando o trabalhador a se sujeitar a formas degradantes para garantir o seu sustento.
O procurador-geral do trabalho, Luís Antônio Camargo de Melo, encerrou a cerimônia afirmando que a conquista de um espaço maior para o Ministério Público do Trabalho em Belém reflete a crescente demanda existente no órgão, fruto da participação ativa da sociedade civil, que enxerga a instituição como uma grande parceira na garantia de seus direitos. “Nós sabemos a importância de se ter um espaço moderno e confortável para que a sociedade se sinta acolhida e continue a bater à porta do MPT”. Segundo Camargo, o número de servidores da casa ainda é deficitário, o que não impediu seu crescimento. A despeito de todas as dificuldades, “o MPT é um órgão de superação”, ratificou.
Durante a cerimônia, foram homenageados ainda membros e servidores diretamente envolvidos na obra do novo prédio por meio da concessão de placas de agradecimento. Após o cerimonial de inauguração, foi oferecido um coquetel aos presentes.
Ministério Público do Trabalho
Assessoria de Comunicação