Fazenda da Esperança, que abriga pessoas em situação de risco social, recebe trator revertido pelo MPT
Recursos oriundos de procedimentos judiciais foram utilizados ainda na compra de implementos destinados a facilitar o trabalho e a produção agrícola no local, que atende gratuitamente dependentes químicos em recuperação, entre outros.
Foi entregue na última quarta-feira (27), pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), um trator agrícola à Obra Social Nossa Senhora da Glória – Fazenda da Esperança, que congrega várias comunidades terapêuticas espalhadas pelo Brasil. A beneficiária foi a mais nova unidade da fazenda no Pará, situada na área rural do Distrito de Mosqueiro. Em funcionamento desde 1º de março deste ano, o Sítio Pratiquara disponibiliza atendimento a acolhidos do sexo masculino, que pertençam a qualquer grupo de risco social, como dependentes químicos, ex-presidiários, portadores de HIV e pessoas em situação de rua.
Gerida pela Arquidiocese de Belém, a Fazenda da Esperança possui outras 4 unidades no Pará nos municípios de Bragança – a mais antiga do Estado, Abaetetuba – voltada ao atendimento feminino, Tucumã e Óbidos. Segundo Jabson Carneiro Silva, coordenador de patrimônio da Arquidiocese, atualmente o Sítio Pratiquara possui 4 acolhidos e 3 coordenadores, que são ex-integrantes do acolhimento. Ele explica que, com a estrutura inicial, a intenção é que sejam recebidos 15 jovens e, após a construção das novas casas, até 120.
Para ele, a doação do trator e dos demais implementos “vai facilitar o trabalho e deixar o serviço mais rápido, a fazenda tem que se sustentar”, diz o coordenador sobre o potencial produtivo do local a partir do uso dos novos equipamentos. Ao todo, foram revertidos à propriedade um trator agrícola de pneus, uma grade niveladora leve, uma grade aradora, uma roçadeira hidráulica e uma carreta com duas rodas. Os recursos utilizados são provenientes de execuções judiciais contra as empresas Restaurante Kamicaze e Rio Mar Serviços de Segurança Empresarial por descumprimento da legislação trabalhista.
O total das reversões atinge a quantia de R$ 120.612,00, dos quais R$ 117.681,00 foram utilizados na compra dos bens mencionados e o restante será empregado na construção de espaço apropriado para guarda do trator e de seus implementos.
Serviço
A Fazenda da Esperança tem finalidade social e oferece atendimento sem custos. De acordo com Jabson Carneiro Silva, “se eu sou um drogado e desejo me recuperar, devo escrever uma carta ao escritório da fazenda, na Avenida Governador José Malcher, 915”. Ele conta que a duração do acolhimento é de 1 ano, período em que o acolhido ficará pelo menos 3 meses sem receber visitas. As pessoas interessadas em realizar algum tipo de doação à iniciativa podem procurar o escritório do projeto em Belém/PA, no endereço citado.
N° Processo MPT: AE 001604.2008.08.000/0 - 07
N° Processo MPT: PAJ 001234.2013.08.000/7 - 07
Ministério Público do Trabalho
Assessoria de Comunicação