Procuradora Silvia Silva participa de grupo de discussão em oficina da PADF

MPT participa de Oficina de Capacitação de Atendimento às Vítimas de Trabalho Escravo

Evento foi promovido pela Fundação Pan-americana para o Desenvolvimento e contou com a participação de diversas Instituições que compõe a COETRAE

No último dia 30 de agosto, o Ministério Público do Trabalho (MPT) participou da Oficina de Capacitação de Atendimento às Vítimas de Trabalho Escravo, realizada em Belém (PA), pela Fundação Pan-americana para o Desenvolvimento (PADF). O evento contou com a participação de diversas Instituições que compõe a Comissão Estadual para Erradicação do Trabalho Escravo (COETRAE). A procuradora do Trabalho Silvia Silva, titular da Coordenadoria Regional de Erradicação do Trabalho Escravo e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (Conaete) do MPT, participou do evento.

“Esse tipo de oficina é muito importante para treinar o olhar dos agentes públicos envolvidos no enfrentamento ao trabalho escravo e tráfico de pessoas para que possam melhor identificar, prevenir e acolher as vítimas desse crime”, disse a procuradora. Durante o evento, foi apresentado o “Protocolo de Atendimento Humanizado e Centrado em Trabalhadores e Trabalhadoras Sobreviventes e Vulneráveis ao Tráfico de Pessoas por Trabalho Forçado e de Condições Análogas às de Escravo no Pará”, produzido pela PADF e aprovado no âmbito da COETRAE/PA.

O protocolo tem por objetivo orientar os profissionais que atuam no atendimento “àqueles que estão vulneráveis e/ou sobreviveram ao trabalho escravo, aprimorando as estratégias de proteção, qualificando os encaminhamentos e apresentando os vários fatores que integram uma abordagem humanizada e centrada nas vítimas”.

 

Ministério Público do Trabalho

Assessoria de Comunicação

Imprimir