• Procuradorias
  • PRT Belém
  • Espaços públicos de Belém e Macapá recebem iluminação verde em memória das vítimas de acidentes e doenças do trabalho

Espaços públicos de Belém e Macapá recebem iluminação verde em memória das vítimas de acidentes e doenças do trabalho

Theatro da Paz e Estádio Olímpico Mangueirão, em Belém, e monumento do Marco Zero do Equador, no Amapá, participaram das ações nacionais de mobilização que marcam a campanha o Abril Verde 2024

O Theatro da Paz, um dos principais cartões postais de Belém e mais antigo teatro da Amazônia, foi iluminado de verde neste final de semana, em alusão ao Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, celebrado em 28 de abril.  A iniciativa é uma ação do Ministério Público do Trabalho no Pará e Amapá (MPT PA-AP), em parceria com o Programa Trabalho Seguro da Justiça do Trabalho da 8ª Região, e marca o Abril Verde, mês de conscientização e prevenção de acidentes de trabalho. 

Na capital paraense, além do Theatro da Paz, o Estádio Olímpico do Pará - Mangueirão também recebeu no domingo (28) iluminação na cor da campanha. Já as fachadas das sedes do MPT e TRT8ª Região estão, desde o início do mês, com a iluminação diferenciada. Em Macapá (AP), o monumento do Marco Zero do Equador, um dos principais símbolos históricos e turísticos da cidade, foi o ponto escolhido para dar visibilidade à mobilização nacional.

“A iluminação verde de prédios públicos e pontos turísticos no mês de abril, marca a conscientização da sociedade sobre o tema e permite um maior engajamento de empresas na garantia de um meio ambiente de trabalho seguro e saudável aos seus trabalhadores e trabalhadoras", afirmou a procuradora do Trabalho Cintia Leão, vice-representante da Coordenadoria Regional de Defesa do Meio Ambiente do Trabalho e da Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (Codemat).

A programação do Abril Verde finaliza com uma audiência pública sobre prevenção de acidentes de trabalho no setor elétrico, nesta terça-feira (30), às 9h, na sede do MPT, em Belém. Para o evento, foram convidados a Equatorial Energia e suas empresas terceirizadas, diante da recorrência de acidentes no Estado do Pará neste setor. Além do MPT, também participarão da audiência o Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região, a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Pará e sindicatos.

Abril Verde - O dia 28 de abril foi escolhido em referência à memória de 78 mineiros mortos numa explosão em uma mina no estado da Virgínia, nos Estados Unidos, em 1969. Em 2003, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) também estabeleceu a data como o Dia Mundial de Segurança e Saúde do Trabalho, por marcar a promulgação da primeira lei que representou avanços para a saúde e a segurança no trabalho, em 1919, em Ontário, no Canadá. No Brasil, a data foi instituída pela Lei nº 11.121 de 2005 como o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

 

Imprimir