• Procuradorias
  • PTM Marabá
  • Com apoio do MPT e Justiça do Trabalho, projeto de qualificação profissional forma 26 alunos em Bom Jesus do Tocantins (PA)

Com apoio do MPT e Justiça do Trabalho, projeto de qualificação profissional forma 26 alunos em Bom Jesus do Tocantins (PA)

A iniciativa conta ainda com a parceria da Prefeitura Municipal, que cede ônibus para o transporte dos jovens até a Comunidade Kolping Pedro Arrupe, em Marabá, onde as aulas são ministradas.

Qualificação profissional, inclusão social e a oportunidade de ingresso no mercado de trabalho. Esses são alguns dos objetivos do projeto “Qualifica”, realizado pela Obra Kolping do Brasil. Na última semana, 26 jovens do município de Bom Jesus do Tocantins, no sudeste paraense, foram certificados no curso de auxiliar administrativo. A iniciativa conta com o apoio do Ministério Público do Trabalho no Pará e Amapá (MPT), Justiça do Trabalho e prefeitura municipal.

Esta é a segunda turma do projeto em Bom Jesus do Tocantins. As aulas iniciaram ainda no primeiro semestre, com 50 vagas ofertadas, mas por conta da pandemia, muitos desistiram. Para o segundo semestre deste ano, serão ofertados os cursos de Informática Básica e Avançada (20 vagas) e Mecânica (20 vagas).

“Entre os grandes desafios desta nova etapa estão a falta de apoio das famílias, de incentivos, baixa escolaridade e a distância, pois muitos alunos moram na zona rural. Neste sentido, a Obra Kolping realiza visitas às famílias para conscientizar e esclarecer o significado da ação e, assim, trazer os jovens para a sala de aula ”, destacou Andréia Rodrigues Moura, coordenadora geral da Comunidade Kolping.

O MPT PA-AP apoia o Qualifica desde a sua primeira turma no município, iniciada em 2019, onde 33 alunos finalizaram a formação nos cursos de Auxiliar Administrativo e Informática com Prática Administrativa. Os recursos para a realização são provenientes de reversões feitas pelo órgão decorrentes de condenações e processos judiciais na Justiça do Trabalho.

O projeto também conta com a parceria do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e da prefeitura municipal, que cede um ônibus para o transporte dos alunos até a Comunidade Kolping Pedro Arrupe, sede do projeto em Marabá, onde as aulas são ministradas.

Após a certificação, os nomes dos alunos vão para o banco de dados da instituição, que facilita a busca das empresas e o procedimento de contratação e inserção no mercado de trabalho na condição de Jovem Aprendiz.

A Obra Kolping do Brasil é um movimento social que promove a formação de pessoas de todas as classes sociais, especialmente do jovem trabalhador, atuando em parcerias com outras organizações que visam o bem comum, como entidades civis e religiosas, públicas ou privadas.

Ministério Público do Trabalho
Assessoria de Comunicação

Imprimir