Abordando o tema trabalho escravo, MPT participa da I Jornada Jurídica do Sul e Sudeste do Pará
De 19 a 21 de março, programação do evento ofereceu 12 palestras em diversas áreas do Direito
A Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA), por meio da 20ª turma do curso de Direito, promoveu, nos dias 19, 20 e 21 de março, a 1ª Jornada Jurídica, em Marabá. Com uma programação que incluiu 12 palestras de diversas vertentes do Direito, o evento movimentou a comunidade jurídica da região, reunindo personalidades reconhecidas no Estado e no país.
O Ministério Público do Trabalho (MPT PA – AP) esteve presente na Jornada com a palestra “130 anos: da Escravidão ao Trabalho Indigno”, ministrada pela procuradora do Trabalho Ana Luiza Lima. Inicialmente, a palestrante fez uma contextualização histórica, no âmbito regional e brasileiro, das condições e cenários trabalhistas dos períodos referentes ao ciclo da borracha e a ocupação da Amazônia a partir de políticas públicas que objetivavam a expansão da fronteira agropecuária.
Na sequência, a procuradora apresentou o conceito de trabalho decente, exibiu números atuais de resgates de trabalhadores em situação análoga à escravidão no país e falou sobre os desafios no combate ao trabalho escravo moderno, ilustrado no caso da Fazenda Brasil Verde.
Ministério Público do Trabalho
Assessoria de Comunicação