Após acordo com o MPT no AP, reforma da Casa da Hospitalidade é concluída

Em cumprimento a acordo judicial, Direcional Engenharia executou obras de reparo, paisagismo e revitalização do espaço dedicado à assistência básica e atendimento especial a crianças e adolescentes, no município de Santana

Neste mês de outubro, o Ministério Público do Trabalho no Amapá (MPT) certificou a conclusão das obras da Associação Casa da Hospitalidade, situada no município de Santana, a 17 quilômetros de Macapá, após reforma realizada em cumprimento a acordo judicial firmado pela Direcional Engenharia S/A com o MPT. Celebrado em 2018, o acordo pôs fim a duas ações civis públicas que tramitavam na Justiça do Trabalho contra a empresa.

Além da reforma da Casa da Hospitalidade, a Direcional também se comprometeu a cumprir determinadas obrigações em suas obras a serem realizadas nos Estados do Amapá e Pará, especialmente quanto ao meio ambiente de trabalho. Entre as quais constam: garantir a implementação do Programa de Condições e Meio Ambiente do Trabalho na Indústria da Construção e incluir nele programa educativo na temática de prevenção de acidentes e doenças do trabalho, bem como sua carga horária.

Casa da hospitalidade

Considerando interesse mútuo tanto do MPT quanto da Direcional em encerrar as ações por meio de um acordo e a preocupação das partes com a melhoria e continuidade do trabalho social prestado pela Casa da Hospitalidade, a empresa se comprometeu, como reparação por dano moral coletivo, a executar a reforma no imóvel da Associação, localizado na Avenida José de Anchieta, n° 360, bairro Hospitalidade, em Santana, no Estado do Amapá.

ACasa da Hospitalidade foi declarada de Utilidade Pública Municipal pela Lei n° 921/2011/PMS em 5 de maio de 2011, e de Utilidade Pública Estadual pela Lei n° 0016/2011-AL em 20 de março de 2011. A entidade tem como principal objetivo prestar assistência básica e atendimento especial de média e alta complexidade para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade pessoal e social, sobretudo em favor da pessoa com deficiência, em regime de abrigo provisório ou de longa permanência.

Além do projeto inicial elaborado pela Direcional para a reforma do espaço, a empresa também executou serviços extras como a iluminação de passarelas, paisagismo na entrada, pintura da fachada, do saguão e placa na fachada da instituição. A Casa da Hospitalidade tem quase 40 anos de existência e é administrada pela Congregação das Pequenas Irmãs da Divina Providência. Atualmente assiste 72 pessoas, com idades entre 0 e 70 anos, com a oferta do serviço de acolhimento institucional a crianças com desenvolvimento normal na faixa etária de 0 a 12 anos incompletos, crianças, adolescente e adultos com deficiências múltiplas (principalmente neurológicos) e igualmente para acolhidos com patologias psíquicas, encaminhados por meio de medida protetiva pela autoridade judiciária.

Segundo Lene Pacheco, coordenadora de Projetos da Associação Casa da Hospitalidade, “o espaço recebido após a reforma irá possibilitar a oferta de um atendimento diferenciado, com um ambiente adequado e preparado ao nosso público de crianças e adolescentes com transtornos”. Ela conta que o local agora dispõe de salas multi-uso, destinadas ao atendimento especializado realizado pelos técnicos da instituição, além de dormitórios individuais, área externa para convivência, com parque e piscina, e um amplo salão interno para o desenvolvimento de atividades esportivas, pedagógicas e lúdicas com os acolhidos.

ACP Nº 0000042-36.2018.5.08.0207

ACP Nº 0000118-66.2018.5.08.0205

Casa da Hospitalidade 01
Casa da Hospitalidade 01

Casa da Hospitalidade 02
Casa da Hospitalidade 02

Casa da Hospitalidade 03
Casa da Hospitalidade 03

Casa da Hospitalidade 04
Casa da Hospitalidade 04

Casa da Hospitalidade 05
Casa da Hospitalidade 05

Casa da Hospitalidade 06
Casa da Hospitalidade 06

Casa da Hospitalidade 07
Casa da Hospitalidade 07

 

Facebook: facebook.com/mpt.paap/

Instagram: @mpt.paap

Ministério Público do Trabalho

Assessoria de Comunicação

 

Imprimir