• Procuradorias
  • PRT Belém
  • Sistema de Ensino Teorema deverá respeitar normas trabalhistas quanto ao pagamento de salários, além de piso salarial profissional

Sistema de Ensino Teorema deverá respeitar normas trabalhistas quanto ao pagamento de salários, além de piso salarial profissional

Essas e outras obrigações foram deferidas pela Justiça do Trabalho em ação civil pública de autoria do MPT PA-AP

A Justiça do Trabalho determinou o cumprimento de 13 obrigações requeridas pelo Ministério Público do Trabalho no PA-AP (MPT), em ação civil pública, contra o Sistema de Ensino Teorema S/S LTDA. A sentença, proferida pela 16° Vara do Trabalho de Belém no dia 18 de novembro, estabeleceu também o pagamento de R$ 50 mil por danos morais coletivos, que serão revertidos para o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), ou diretamente a instituições sem fins lucrativos cadastradas no MPT.

A ação foi movida após inquéritos civis instaurados pelo MPT investigarem denúncias de atraso no pagamento salarial e do décimo terceiro, além de não disponibilização de contracheques e pagamento abaixo do piso salarial da categoria. A decisão também determinou, entre outras coisas, que a empresa assine a Carteira de Trabalho de seus empregados no prazo legal; preste informações ao Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) e Relação Anual de Informações Sociais (Rais), conceda o aviso prévio e efetue o pagamento das férias no prazo legal.              

De acordo com a decisão, “Ocorre que, as dificuldades financeiras enfrentadas (pelo réu) não podem servir para a precarização das relações de trabalho, havendo que se considerar que ao empregador, e não ao empregado, cumpre o risco do empreendimento”. A Justiça também fixou multa de R$ 1.000,00 em caso de descumprimento das obrigações definidas na sentença por cada trabalhador prejudicado e infração cometida, além do reconhecimento da responsabilidade solidária de todos os sócios do empreendimento pelo cumprimento da sentença. O MPT recorreu da decisão requerendo o aumento do valor da indenização por dano moral coletivo.

 

ACPCiv 0000405-43.2020.5.08.0016

Ministério Público do Trabalho
Assessoria de Comunicação

Imprimir