Professor da UFPA faz palestra sobre educação financeira na sede do MPT PA/AP

Em comemoração ao Dia do Servidor Público, evento trouxe discussão sobre habilidades necessárias à gestão pessoal de finanças

Na última sexta-feira (26), o professor Waldemar Sampaio, do Grupo de Educação Financeira da Amazônia da Universidade Federal do Pará (Gefam/UFPA), ministrou a palestra “Educação e gestão financeira pessoal”, na sede do Ministério Público do Trabalho (MPT), em Belém. O evento integrou a programação referente ao Dia do Servidor Público, comemorado em 28 de outubro.

Durante a palestra, o professor falou sobre a utilização histórica da moeda como fenômeno social, não imposto pelo governo. Ele explicou que o uso de metais preciosos, como ouro e prata, nas trocas indiretas, foi espontâneo, e ensejou o surgimento do dinheiro. Nesse sentido, o palestrante ressaltou que o uso da moeda em espécie é uma boa dica para quem quer ter maior controle das finanças, “o cartão de crédito tem uma propriedade psicológica que faz você perder a noção de preço”, disse.

Sobre a educação financeira, Waldemar Sampaio explicou que as pessoas que desejam obtê-la devem desenvolver 4 habilidades básicas: habilidade em matemática, em administração, em contabilidade e em economia. Para ele, além desses conhecimentos, o bom gestor financeiro deve ainda saber planejar, organizar e controlar suas finanças.

Ministério Público do Trabalho
Assessoria de Comunicação

 

Imprimir