Pará recebe oficina de aprimoramento da atuação estratégica do Ministério Público do Trabalho
Primeira fase da oficina, voltada à atividade meio, foi realizada final de agosto
Nos dias 13 e 14 de setembro, a sede do Ministério Público do Trabalho no Pará e Amapá, em Belém, recebe a Oficina Regional de Construção do Projeto de Aprimoramento da Atuação Estratégica do MPT. Essa é a segunda fase do projeto, voltado à atividade finalística do órgão. Anteriormente, em 23 de agosto, a primeira fase foi direcionada à atividade meio.
O vice-procurador-geral do MPT e presidente do Comitê de Planejamento e Gestão Estratégica (CPGE), Luiz Eduardo Guimarães Bojart, que está à frente da iniciativa, falou na manhã de quinta-feira (13) aos procuradores do Trabalho atuantes no Pará e no Amapá. Segundo Bojart, “a atual estrutura brasileira extremamente adversa trouxe a necessidade de reorganizar os objetivos estratégicos do MPT”.
Ele explica que a instituição passará por um processo de sintetização de seus objetivos, hoje divididos em 8, para 3 eixos: promoção do trabalho seguro; promoção da igualdade e enfrentamento das piores formas de trabalho; e promoção da proteção social para o trabalho decente. Segundo Bojart, essa mudança facilitará a organização e, consequentemente, a atuação ministerial.
Durante os dois dias de oficina, além de ouvir sugestões e críticas dos membros do Ministério Público para a construção do planejamento estratégico, a equipe do vice-procurador-geral do MPT também receberá interlocutores da sociedade local, hoje (14) das 9 às 12h, na sede do MPT em Belém.
Além de Luiz Eduardo Guimarães Bojart, também estão em Belém para o evento os procuradores Débora Tito e Paulo Douglas, do Comitê de Planejamento e Gestão Estratégica, que irá percorrer todas as unidades do MPT no Brasil. Desde abril deste ano, o grupo já esteve nas Regionais do Distrito Federal e Tocantins, Rio de Janeiro, Bahia, Santa Catarina, Paraná São Paulo, Campinas, Rio Grande do Sul, Goiás, Espírito Santo, Minas Gerais, Pernambuco, Ceará, Sergipe, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Piauí, Alagoas, Maranhão e Rondônia.
Ministério Público do Trabalho
Assessoria de Comunicação