Caravana da Participação chega à Belém e integra I Encontro Paraense de Adolescentes contra o Trabalho Infantil
Com apoio de parceiros, entre eles o MPT, jovens percorrerão 9 Estados nordestinos, além do Pará, levando discussões sobre políticas públicas relacionadas aos direitos da criança e do adolescente.
Mais de mil pessoas lotaram, na última sexta-feira (26), o auditório da Escola Salesiana do Trabalho (EST), em Belém, para a abertura do I Encontro Paraense de Adolescentes contra o Trabalho Infantil. Realizado em parceria com o Ministério Público do Trabalho e o Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região, o evento marcou a vinda à Belém da Caravana pelo Direito à Participação de Crianças e Adolescentes, que nos últimos dias já percorreu cidades no Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Sergipe, Alagoas e Bahia.
A Caravana da Participação, apoiada pelo Programa de Educação contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Peteca), está percorrendo nove estados do Nordeste, além do Pará, participando de mesas redondas com representantes de vários órgãos locais, Fóruns Estaduais, Conselhos Tutelares e organizações não-governamentais. A ação nasceu a partir da iniciativa dos adolescentes Felipe Caetano, Dávida Albuquerque e Mário Emmanuel com o propósito de incentivar, por meio da formação de comitês regionais de adolescentes, o protagonismo local no diálogo com o poder público em prol da erradicação do trabalho infantil.
Belém
Na capital paraense, a Caravana da Participação foi recebida no auditório da Escola Salesiana do Trabalho (EST), entidade que atua há vários anos no Pará na formação educacional e profissional de adolescentes e jovens. A mesa de abertura do evento contou com a presença do Padre Francisco Sadeck, diretor administrativo da EST; da Desembargadora do Trabalho Maria Zuíla Dutra e da Juíza do Trabalho Vanilza Malcher, gestoras do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem da Justiça do Trabalho; e dos Procuradores do Ministério Público do Trabalho Paulo Isan Coimbra, chefe do órgão no Pará e Amapá, e Antonio Oliveira Lima, que iniciou, há 9 anos, no Ceará, o Projeto Peteca, iniciativa reconhecida internacionalmente no combate ao trabalho infantil.
Além das palestras intituladas “O trabalho de Crianças e Adolescentes e o Direito de Sonhar” e “Ações Estratégicas de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil”, proferidas respectivamente pela Desembargadora Maria Zuíla Dutra e pelo Procurador do MPT Antonio Oliveira Lima, o encontro também teve a participação do Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Trabalho Adolescente e dos jovens integrantes da caravana na palestra “O combate ao trabalho infantil e o direito à participação de crianças e adolescentes nos espaços de deliberação de políticas públicas” e no “Painel da Participação”. O evento foi encerrado no final da tarde com a criação do Comitê Estadual de Adolescentes na Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil no Pará – Ceapeti-PA.
Ministério Público do Trabalho
Assessoria de Comunicação