Mês dedicado às vítimas de acidentes e doenças do trabalho tem exposição, cinema e debate no MPT PA/AP
Circuito Cine Parquet exibiu, neste mês, o documentário “Batalhadores. Histórias de quem foi à luta e perdeu a vida no trabalho”, comentado pela coordenadora regional da Codemat Cindi Ellou Lopes
"Acidente de trabalho. A prevenção é mais eficaz e tem menor custo que o tratamento e a reabilitação”. Eis a ideia que o Ministério Público do Trabalho vem propagando durante todo o mês de abril por meio de diversas ações em apoio ao Abril Verde, movimento que traz à tona a reflexão acerca dos acidentes e doença laborais. Como parte da programação alusiva à causa, o MPT no Pará e Amapá organizou a exposição em fotovaral “O trabalho e seus ambientes”, com fotos cedidas do livro “Trabalho”, produzido no aniversário de 10 anos da Coordenadoria Nacional de Defesa do Meio Ambiente do Trabalho (Codemat) do MPT, com imagens feitas pelo fotógrafo André Esquivel. As fotos ficarão expostas até o final do mês de abril no hall de espera da sede da Procuradoria Regional do Trabalho em Belém.
Ainda como parte da programação do Abril Verde, foi exibido o documentário “Batalhadores. Histórias de quem foi à luta e perdeu a vida no trabalho”, produzido pela Codemat/MPT e lançado em 2015. Com 30 minutos de duração, o filme retrata a dura realidade das famílias que perderam parentes em acidentes de trabalho nas áreas da construção civil, frigoríficos, amianto e sucroalcooleira, que registram, especialmente, altos índices de acidentes e doenças laborais.
A procuradora do Trabalho Cindi Ellou Lopes, coordenadora regional da Codemat, comentou os números alarmantes apresentados no documentário, nessa “guerra silenciosa”. De acordo com as estatísticas, em 1 ano, 724.169 pessoas se feriram no trabalho, dessas mais de 14 mil ficaram incapacitadas para sempre. Só no Brasil, há quase 3 mil mortos por ano vítimas de acidentes de trabalho, “mais de 5 vezes o número de soldados americanos mortos anualmente no Iraque”.
No próximo 28 de abril é o Dia Internacional em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho e Doenças Laborais, porém, a saúde e a segurança devem estar presentes o ano todo nos ambientes profissionais. Nos anos de 2014 e 2015, a Codemat foi a coordenadoria campeã no número de notícias de fato (denúncias), Termos de Ajuste de Conduta (TAC) e Ações Judicias registrados no Ministério Público do Trabalho nos Estados do Pará e Amapá. No total foram, respectivamente, em 2014 e 2015, 760 e 560 Notícias de Fato; 129 e 97 TACs; e 193 e 190 ações judiciais.
Ministério Público do Trabalho
Assessoria de Comunicação