• Procuradorias
  • PRT Belém
  • Comissão de Gestão Socioambiental da PRT8 lança campanha contra o uso de copos descartáveis

Comissão de Gestão Socioambiental da PRT8 lança campanha contra o uso de copos descartáveis

Entre 2014 e 2015, houve uma redução de 40% no uso de copos descartáveis para água na Procuradoria. Integrantes da comissão do MPT Socioambiental utilizam suas próprias “canecas”.

“Com crise, se cresce”, o slogan bastante utilizado no final da década de 1990, quando o país passava por mais um período econômico conturbado, é bastante aplicável hoje. Se por um lado os reflexos do contingenciamento são negativos em função dos cortes em investimentos, por outro trazem novos hábitos de uso consciente e não desperdício. Pensando nisso, esta semana, a Comissão de Gestão Socioambiental do PRT 8ª Região iniciou uma campanha para a abolição do uso de copos descartáveis.

A redução bastante significativa, entre os anos de 2014 e 2015, de 40% no uso de copos plásticos para água na regional será ainda maior, no que depender dos integrantes da comissão socioambiental. Eles adotaram o uso de “canecas” próprias e pretendem disseminar o exemplo no órgão. De acordo com o procurador-chefe Hideraldo Machado, presidente da comissão do MPT Socioambiental na 8ª Região, os copos descartáveis devem ser mantidos no térreo e 1º andar, em virtude do atendimento ao público, porém “a ideia é que nos demais andares incentivemos o uso de canecas”, diz.

Comissão MPT Socioambiental

Os servidores Aline Peixoto e José Cabral, integrantes da comissão socioambiental da PRT8, estiveram recentemente no Tribunal de Justiça do Estado do Pará para conhecer como funciona a programa ambiental lá. “Há uma unidade dentro do TJ, composta por duas servidoras, voltada exclusivamente para essas questões”, contou Cabral. De acordo com Aline, apesar da gestão ambiental estar bastante desenvolvida no Tribunal, há entraves comuns aos dois órgãos, “o descarte de lâmpadas, por exemplo, ainda é um gargalo”, comenta.

A servidora explica que desde o início de 2016, algumas ações já foram iniciadas pela comissão da PRT8, como reuniões, cotação para o descarte de lâmpadas, assinatura de Termo de Cooperação Técnica com a Prefeitura de Belém para a realização de coleta seletiva, logística reversa de toners formalizada com a empresa Fast Printer, que recolhe os toners usados na Procuradoria, campanha de combate ao mosquito Aedes Aegypti e palestra ministrada pela Gerência de Relacionamento com o Cliente da Celpa sobre economia de energia elétrica.

Além da grande diminuição no uso de copos plásticos na 8ª Região, a redução de 44 % no consumo de papel também merece destaque, o que se deve em grande parte à digitalização dos processos. Abaixo, confira alguns números do consumo na PRT8 entre 2014 e 2015, antes e após a mudança de sede.

 

Consumo PRT 8ª Região

2014

2015

Variação

Quantidade total de papel (resmas)  

1.075

604 

-44%

Consumo total de energia elétrica (kwh)  

  414.250

516.264

25%

Consumo total de água (m3)  

2.495  

3.038  

22%

Quantidade de copos descartáveis para água (und)  

182.400

108.800 

-40%

Quantidade de copos descartáveis para café (und)

  12.900

20.000  

55%

 

Ministério Público do Trabalho
Assessoria de Comunicação

 

 

Imprimir