Pará leva três premiações regionais no Prêmio MPT de Jornalismo 2015
Cerimônia aconteceu na última sexta-feira em Brasília e reuniu membros e servidores do Ministério Público do Trabalho, além de profissionais da imprensa de todo Brasil.
A segunda edição do Prêmio MPT de Jornalismo foi encerrada na última sexta-feira (14) com a premiação dos vencedores regionais e nacionais, distribuídos em 8 categorias e dois prêmios especiais: Universitário, Jornal impresso, Revista impressa, Radiojornalismo, Telejornalismo, Webjornalismo, Fotojornalismo, prêmios especiais “Fraudes Trabalhistas" e “MPT de Jornalismo”. Foram cerca de 250 trabalhos jornalísticos inscritos de todo Brasil. O Pará venceu 3 categorias regionais e esteve representado entre os finalistas nacionais do concurso.
A matéria “MPT investiga anúncio publicado em jornal” do jornalista Robério Vieira, veiculada pela paraense TV Liberal sobre a “adoção” de babá menor de idade para trabalho em residência, foi a vencedora da Região Norte na categoria telejornalismo. Já o trabalho “Os horizontes do lixão”, dos profissionais Cezar Magalhães e Hélio Granado do Diário do Pará Online (DOL), levou duas categorias regionais: Webjornalismo e Fotojornalismo.
Ao todo, o concurso distribuiu quase R$ 400 mil em prêmios e foi custeado com recursos da ação civil pública ACP nº0001040-74.2012.5.06.0011 que tramita na 11ª Vara do Trabalho de Recife/PE. O objetivo da premiação é valorizar a produção de trabalhos jornalísticos veiculados na imprensa brasileira relacionados ao Direito do Trabalho e que demonstrem violação das normas constitucionais e trabalhista vigentes.
Ministério Público do Trabalho
Assessoria de Comunicação