• Procuradorias
  • PRT Belém
  • Entidades assistenciais são beneficiadas com leite arrecadado em seleção de estágio do MPT

Entidades assistenciais são beneficiadas com leite arrecadado em seleção de estágio do MPT

Instituições que desenvolvem trabalhos com crianças ou idosos no Pará e no Amapá receberam doação de leite em pó integral

O Lar Cordeirinhos de Deus foi a primeira das várias entidades assistenciais beneficiadas pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) a receber reversão de leite, arrecadado no último processo seletivo de estágio em Direito do órgão. A instituição atende meninos e meninas de 0 a 8 em sua creche e também abriga crianças sob custódia judicial. Com aproximadamente 10 anos de existência, o Lar funciona basicamente com ações de voluntariado como é o caso do pastor evangélico José Bitencourt de Araújo, segundo o qual “essa é uma obra que não pode parar”.

A segunda instituição a ser beneficiada foi o Centro de Valorização da Criança (CVC), que funciona no bairro da Pratinha, em Belém. Atuando desde 1986, a entidade é pioneira na prestação de serviços de acolhimento de jovens no Pará e busca garantir os direitos das crianças e adolescentes em situação de risco social ou pessoal. Eles são encaminhados pelo Juizado da Infância e Juventude e permanecem na instituição até que retornem à família sanguínea ou, caso isso não seja possível, possam seguir para adoção. Atualmente, 17 crianças entre 7 e 12 anos vivem no abrigo, muitas delas vítimas de abuso por parte dos familiares.

Como muitas entidades sem fins lucrativos, a CVC também depende de doações para se manter. Segundo Kleber Pereira, voluntário do abrigo há dois anos, a colaboração do MPT fortalece o trabalho empenhado para que as crianças tenham conforto enquanto aguardam a decisão da justiça. “A doação de leite pelo MPT é muito bem-vinda. Nós sempre realizamos ações para arrecadar recursos e o apoio do órgão é de grande importância para a manutenção da instituição. A alimentação, higiene e vestuário são garantidos por meio de doações, já que não há o apoio formal do governo. Infelizmente, o município deveria ser responsável pelo abrigo, mas é omisso. A transformação da nossa entidade não seria possível sem a ajuda da sociedade civil e de órgãos como a PRT8”.

A Associação Socio-Cultural Santa Parceira é outra que recebeu doação do MPT PA/AP. Fundada em 1998 pelo frei italiano Apolonio Troesi, a entidade ajuda crianças que vivem no bairro do Guamá, às proximidades do rio Tucunduba, uma das áreas de alto risco da capital paraense. Atualmente, a instituição atua por meio de duas iniciativas: o Projeto Berçário Móvel, com a visita periódica de médicos e nutricionistas às casas de 75 crianças cadastradas, e o Ambulatório, que oferta atendimento oftalmológico e odontológico àquelas que vivem no entorno da Associação.

A pedagoga Conceição Silva e o engenheiro José Mendonça Júnior, ligados à Associação, contam que anos atrás muitas famílias foram beneficiadas com a construção de casas e de uma creche que chegou a atender 236 crianças pelos italianos que iniciaram a Santa Parceria. No entanto, problemas estruturais no telhado, forro e instalação elétrica da edificação resultaram no fechamento da creche, deixando “muitas (crianças) fora da escola”, lamenta Conceição. Mendonça revela que já tentou pedir ajuda ao Estado e à prefeitura para reabrir o espaço, mas o orçamento é alto e até agora não houve resposta do governo.

A quarta instituição beneficiada é a Associação Missão Belém, que há cinco anos funciona no município de Santa Izabel/PA. Fundada em São Paulo, a entidade atua ainda em países como Haiti, Itália e Espanha, acolhendo crianças, idosos e pessoas doentes que vivem nas ruas ou que necessitam de algum tipo de ajuda. A entidade é mantida por meio de doações que atendem, em média, 115 pessoas em Belém.

Em Macapá, no último dia 19 de junho, o Instituto de Longa Permanência Abrigo São José, entidade vinculada à Secretaria de Inclusão e Mobilização Social do Estado do Amapá – SIMS, recebeu 82,8 kg de leite em pó integral da Procuradoria do Trabalho no Município. O abrigo, que não possui fins lucrativos, dedica-se aos cuidados de idosos e deverá utilizar as doações na concretização de sua finalidade filantrópica.

Todas as entidades citadas foram beneficiadas pela doação de leite arrecadado em seleção de estágio do MPT ocorrida em abril deste ano. Cada candidato doou, no ato da inscrição, 1 Kg de leite em pó integral (pacote ou lata). Foram arrecadados, aproximadamente, 170 Kg só na capital paraense.

Ministério Público do Trabalho
Assessoria de Comunicação

Imprimir