No Pará, MPT finaliza capacitações municipais do Projeto MPT na Escola
Em 2024, 10 municípios receberam oficinas do projeto. Totalizando mais de 550 educadores capacitados em temas ligados aos direitos da criança e do adolescente.
Santa Izabel, Belém e Benevides foram os 3 últimos municípios a receber as oficinas de capacitação do projeto MPT na Escola, iniciadas no 1º semestre deste ano e encerradas no mês de setembro. No total, foram 10 municípios parceiros e mais de 550 educadores alcançados. Em 2024, o Ministério Público do Trabalho PA-AP (MPT) firmou Termo de Cooperação Técnica com 10 Secretarias Municipais de Educação no Pará para a execução do Projeto MPT na Escola, que existe nacionalmente desde 2011.
Os municípios que aderiram ao projeto receberam oficinas e material pedagógico fornecidos pelo MPT, voltados à capacitação e sensibilização dos profissionais de educação acerca dos direitos da criança e do adolescente. O objetivo da iniciativa é que os educadores capacitados atuem como multiplicadores, abordando tais temas em sala de aula, podendo, ainda, realizar eventos escolares que permitam ampliar o debate para toda a comunidade escolar.
Até o mês de maio, 7 municípios já haviam recebido as oficinas de capacitação. Foram eles Ananindeua (63 educadores capacitados), Castanhal (22 educadores capacitados), Inhangapi (33 educadores capacitados), Marituba (70 educadores capacitados), Santa Bárbara (21 educadores capacitados), Terra Alta (12 educadores capacitados) e Vigia (62 educadores capacitados). De junho até setembro, foi a vez de Santa Izabel (32 educadores capacitados), Belém (151 educadores capacitados) e Benevides (88 educadores capacitados).
Mais de 550 educadores, entre professores, diretores e coordenadores foram capacitados para atuar junto aos alunos do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental, de escolas públicas dos municípios participantes do projeto.
PA-PROMO 001080.2024.08.000/9 – 89
Ministério Público do Trabalho
Assessoria de Comunicação