Professores são premiados na etapa estadual do Prêmio Segurança e Saúde nas Escolas

Em junho, na etapa municipal, foram premiados alunos de escolas dos municípios de Abaetetuba, Ananindeua e Castanhal, participantes do projeto do MPT.

Aconteceu nesta quarta-feira (16), na sede do Ministério Público do Trabalho PA-AP, em Belém, a premiação da etapa estadual do Prêmio Segurança e Saúde nas Escolas. O evento foi realizado em outubro, em alusão ao Dia Nacional de Segurança e Saúde nas Escolas, celebrado no último dia 10. Na manhã de ontem, foram premiados professores e coordenadores de escolas públicas da circunscrição dos municípios paraenses de Abaetetuba, Ananindeua e Castanhal, indicados pela Secretaria de Estado de educação (SEDUC). Anteriormente, no mês de junho, os alunos vencedores nas categorias conto, poesia, desenho e música já haviam recebido prêmios em cerimônia sediada no MPT PA-AP.

Os premiados receberam tablets e cada escola levou ainda exemplares da revista de passatempos Coquetel com o tema “Segurança e saúde em dia nas escolas", uma iniciativa do MPT, da Organização Internacional do trabalho (OIT) e da Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho (CANPAT) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Sobre o Projeto Saúde e Segurança nas Escolas, a procuradora do Trabalho Cintia Leão, da Coordenadoria de Proteção do meio Ambiente do Trabalho (CODEMAT/MPT), conta que “através dessa iniciativa, tentamos formar desde cedo uma cultura de prevenção, que começa na escola e depois é levada para o meio ambiente de trabalho”. Adriana Moura, coordenadora de Fortalecimento da Gestão Democrática da SEDUC, reforça que a proposta foi muito bem recebida pela Secretaria, “depois, no processo de formação feito pelo Ministério Público do Trabalho nos municípios, houve também uma acolhida grande por parte dos professores e coordenadores escolares”, disse.

Prêmio Segurança e Saúde nas Escolas

O Ministério Público do Trabalho PA-AP tornou público, no mês de março, o edital do Prêmio Segurança e Saúde nas Escolas 2024. O concurso aconteceu pela primeira vez no Pará e teve como municípios pilotos Abaetetuba, Ananindeua e Castanhal, escolhidos a partir de cooperação técnica firmada entre o MPT e a Secretaria de Estado de Educação (SEDUC) para a realização do Projeto "MPT Segurança e Saúde nas Escolas”.

O concurso tem por objetivo levar a temática da saúde e da segurança nas escolas e no trabalho para a sociedade, por meio da comunidade escolar, tornando profissionais da educação e estudantes multiplicadores do conhecimento sobre o tema.

Durante o primeiro semestre de 2024, o MPT esteve nos municípios piloto levando capacitação sobre tema a educadores de escolas públicas. Como resultado, o órgão premiou, nas etapas regionais, os melhores trabalhos artísticos e literários produzidos por estudantes a partir das ações do projeto. A etapa nacional será realizada em Brasília, em data a ser divulgada.

Veja os nomes dos professores e coordenadores premiados na etapa estadual

1. Claudineia Silva Teixeira - Coord. DRE Ananindeua 1

2. Elza Maria Olveira Mlacher - Coord. DRE Abaetetuba

3. Izabel Matos de Aguiar - Coord. DRE Castanhal

4. Joelma Azancort Leão - Coord. DRE Ananindeua 5

5. Josiane de Nazaré Ferreira Pereira - DRE Ananindeua 4

6. Marcelo Henrique de Jesus Flores Sobrinho - Coord. DRE Ananindeua 2

7. Alfredo Fernandes da Costa - EEEF João Botelho de Souza (Castanhal - Poesia)

8. Raici Silva - Escola Rotary Clube de Castanhal (Castanhal - Desenho)

9. Dionete Avelar Nogueira e Elizabeth Marai Marques Gonçalves - EEEFM Regina Coeli S Silva (Ananindeua - Conto)

10. Stephanie Garcia Miranda - EEEF Cândido Horácio Evelin (Ananindeua - Música)

 

PA-PROMO 001606.2023.08.000/2

Ministério Público do Trabalho
Assessoria de Comunicação

Imprimir