Aluna de Juruti (PA) está entre os vencedores da etapa nacional do Prêmio MPT na Escola 2023
Como em edições anteriores, ordem de classificação final dos primeiros, segundos e terceiros lugares em cada categoria só será revelada durante a solenidade de premiação, em dezembro
O Ministério Público do Trabalho (MPT) divulgou nesta segunda-feira (9), os trabalhos vencedores da etapa nacional do Prêmio MPT na Escola 2023 – “A Escola no Combate ao Trabalho Infantil”. A aluna Emile Coimbra de Sousa, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Zelinda de Souza Guimarães, em Juruti, no Baixo Amazonas, está entre os vencedores da categoria Desenho - Grupo 2 (alunos de 6º e 7º anos do ensino fundamental), com o trabalho “Aprender dignamente é construir um excelente futuro”. A ordem de classificação final será divulgada no dia 5 de dezembro, às 13h30, com transmissão pelo Youtube.
O concurso é uma iniciativa da Coordenadoria Nacional de Combate ao Trabalho Infantil e de Promoção e Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes (Coordinfância) que premia os melhores trabalhos literários, artísticos e culturais de estudantes das instituições públicas de ensino que integram o MPT na Escola em todo o Brasil. Segundo a organização, houve expansão significativa do projeto, com participação recorde de mais de 800 municípios em todo o Brasil e de todas as Procuradorias Regionais do Trabalho (PRTs).
O objetivo do prêmio é estimular a participação de crianças e adolescentes nas ações de mobilização, conscientização e prevenção do trabalho infantil e de promoção e defesa de direitos de crianças e adolescentes. Sua estrutura é dividida em dois grupos: alunas e alunos de 4º e 5º ano do ensino fundamental, com produções sobre trabalho infantil, e estudantes de 6º e 7º ano do ensino fundamental, com trabalhos que destacam a aprendizagem profissional/profissionalização de adolescentes.
Na edição de 2022, o município de Juruti conquistou o 1º lugar na etapa nacional com a composição autoral “Não à exploração infantil”, do aluno Victor Guidão, também da Escola Zelinda de Souza Guimarães.
Veja aqui o edital de divulgação.
Lista dos estudantes vencedores do Grupo 2 - Categoria Desenho:
PRT 7 (Ceará)
- Município: São Gonçalo do Amarante
- Escola de Ensino Fundamental Joaquim Pacheco de Menezes
- Trabalho: “O futuro” de Marcela Oliveira Barbosa
PRT 8 (Pará)
- Município: Juruti
- Escola Municipal de Ensino Fundamental Zelinda de Souza Guimarães
- Trabalho: “Aprender dignamente é construir um excelente futuro” de Emile Coimbra
de Sousa
PRT 11 (Amazonas)
- Município: Manaus
- Escola Estadual Myrthes M. Trigueiro
- Trabalho: “Processando o futuro” de Esther dos Santos Costa Silva
Ministério Público do Trabalho
Assessoria de Comunicação com informações da PGT