• Procuradorias
  • PRT Belém
  • Igarapé-Miri sedia premiação do MPT na Escola e lançamento do documentário e radionovelas “Trabalho infantil e adolescente na colheita do açaí”.
Mesa de honra do evento. Procuradora fala ao microfone de pé.

Igarapé-Miri sedia premiação do MPT na Escola e lançamento do documentário e radionovelas “Trabalho infantil e adolescente na colheita do açaí”.

Eventos aconteceram na Escola Municipal Professora Eurídice Marques

 

Maior produtor de açaí do mundo, Igarapé-Miri, no Pará, recebeu na manhã desta quinta-feira (17) dois eventos referentes ao combate ao trabalho infantil, especialmente na cadeia produtiva do fruto. Realizados na Escola Municipal Professora Eurídice Marques, a Premiação Municipal do Projeto MPT na Escola e o lançamento do documentário e radionovelas “Trabalho infantil e adolescente na colheita do açaí” contaram com a presença da rede de proteção do município – Conselho Tutelar, Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) e Centro Especializado em Assistência Social (CREAS) –, empresas de processamento de polpa de açaí, gestores de 30 escolas municipais, sindicato dos produtores rurais, sindicato dos trabalhadores rurais, o vice-prefeito de Igarapé-Miri Marcelo Jonathan Corrêa, além do Ministério Público do Trabalho PA-AP (MPT).

O documentário e as radionovelas foram produzidos pela Organização Não Governamental Rádio Margarida em parceria com o MPT. Os materiais ficarão disponíveis no site da Rádio Margarida (https://radiomargarida.org.br/) e nas redes sociais do MPT PA-AP.As radionovelas trazem a temática do trabalho infantil na produção do açaí, mas também tocam em temas, como o abuso sexual e a importância dos estudos para rompimento com o ciclo de pobreza. Já o documentário está dividido em 6 episódios que abordam desde os aspectos econômicos da cadeia produtiva do açaí até os riscos da atividade laboral e a evasão escolar.

“O açaí, hoje, está com uma visibilidade e presença significativa tanto no mercado nacional, fora da região amazônica, como mundial. As empresas utilizam da nomenclatura ‘fruto orgânico da Amazônia’ para faturar no mercado externo, mas ao mesmo tempo têm sido omissas quanto à sua responsabilidade, já que ao lado do fruto orgânico também temos a exploração do trabalho infantil”, questiona a procuradora do Trabalho Rejane Alves. Ela é titular regional da Coordenadoria de Combate ao Trabalho infantil (Coordinfância) do MPT e participou da fase de produção dos materiais audiovisuais com a Rádio Margarida.

MPT na Escola

Na ocasião, também foi realizada a premiação municipal do Projeto MPT na Escola, com apresentações artísticas das crianças participantes. As ações do projeto buscam promover o debate no ambiente escolar, envolvendo alunos, professores e pais, sobre temas relativos aos direitos da criança e do adolescente, especialmente a erradicação do trabalho infantil e a proteção ao trabalhador adolescente.

Os trabalhos produzidos pelos alunos das escolas públicas participantes do projeto concorrem em etapas regionais e nacionais, nas categorias Conto, Poesia, Música e Desenho.

 

 

Ministério Público do Trabalho

Assessoria de Comunicação

Imprimir