• Procuradorias
  • PRT Belém
  • Fundação Pan-Americana para o Desenvolvimento e MPT PA-AP firmam cooperação em benefício dos mais vulneráveis
Na imagem aparecem o Procurador-chefe da PRT8, o Procurador-Geral do Trabalho e a Técnica do PADF segurando, cada um, uma cópia do documento da cooperação nas mãos

Fundação Pan-Americana para o Desenvolvimento e MPT PA-AP firmam cooperação em benefício dos mais vulneráveis

Sediado em Belém, evento teve a presença do procurador-geral do Trabalho José de Lima Ramos, que na data também se reuniu com o colegiado de procuradores do Trabalho da 8ª Região e foi recebido pelo procurador-geral de Justiça do Pará, em visita ao Ministério Público do Estado.

Procurador-geral do Trabalho, José Lima, assina cooperação ao lado do procurador-chefe da PRT8, Sandoval Silva (à esquerda), e da técnica da PADF, Irina Bacci (à direita).
Procurador-geral do Trabalho, José Lima, assina cooperação ao lado do procurador-chefe da PRT8, Sandoval Silva (à esquerda), e da técnica da PADF, Irina Bacci (à direita).

O Ministério Público do Trabalho (MPT) e a Fundação Pan-Americana para o Desenvolvimento (PADF) firmaram, na terça-feira (2), um acordo de cooperação técnica para o fortalecimento das políticas públicas de direitos humanos e de ações de promoção da democracia e governança. O documento foi assinado pelo procurador-geral do Trabalho, José de Lima Ramos, pelo procurador-chefe do MPT no Pará e Amapá, Sandoval Alves da Silva, pela diretora técnica da PADF, Irina Bacci, e pelo representante Legal da Fundação no Brasil Ramon Fernandez Aracil Filho (digitalmente), em evento realizado na sede da Procuradoria Regional do Trabalho da 8ª Região (PA-AP), em Belém.

A iniciativa prevê atuações conjuntas para implementação do “Projeto Erradicando o Trabalho Análogo ao de Escravo na Pecuária, no Pará, Brasil” entre MPT e PADF. A Fundação é uma organização sem fins lucrativos, criada pela Organização dos Estados Americanos (OEA), que atua no atendimento às necessidades de populações vulneráveis, na promoção de Meios de Vida Sustentáveis e no Avanço de Direitos e Justiça na América Latina e no Caribe.

“Já estávamos trabalhando em parceria com o MPT aqui no Estado do Pará. pecificamente para esse projeto, estamos capacitando as redes de proteção de municípios como São Félix do Xingu, Ulianópolis, Marabá e agora, no próximo período, vamos para Redenção e Dom Eliseu”, explica Irina Bacci da PADF. Ela conta ainda que essa cooperação vem ampliar ações no sentido do que fazer depois com os trabalhadores vítimas de escravidão contemporânea.

Para o procurador-geral do Trabalho, José de Lima Ramos, a cooperação chega em épocas oportunas uma vez que estamos acompanhando sucessivos resgates de condições análogas a de trabalho escravo no Brasil inteiro. “Ao formalizar algo que já vem acorrendo, a vantagem é que você sistematiza. Nosso intuito é viabilizar esse trabalho e que ele aumente”, disse José de Lima.

Segundo dados do SmartLab, de 1995 a 2022, 16.847 pessoas foram resgatadas de condições análogas à escravidão na pecuária (criação de bovinos) em todo Brasil, 8.698 delas só no Estado do Pará, entre 1996 e 2022. Para o procurador-chefe do MPT no Pará e Amapá, Sandoval Silva, a cooperação entre as instituições é um importante meio de enfrentamento das problemáticas sociais. “Nós não damos conta sozinhos de resolver os problemas que a vulnerabilidade nos oferece. MPT e PADF, a partir de um diálogo institucional, têm a premissa de um ajudar o outro para, de alguma forma, fortalecermos as nossas missões”, disse o procurador.

O acordo de cooperação, formalizado na última terça-feira, tem validade de dois anos, contados a partir da sua assinatura, podendo ser prorrogado ou alterado por termo aditivo no interesse dos participantes.

Agenda em Belém

Em sua passagem por Belém, no último dia 2 de maio, o procurador-geral do Ministério Público do Trabalho, José de Lima Ramos, participou de duas reuniões institucionais, além da cerimônia de assinatura do termo de cooperação entre o MPT e a Fundação Pan-Americana para o Desenvolvimento (PADF).

Após o evento, o procurador-geral e o procurador-chefe do MPT PA-AP reuniram-se com o colegiado de procuradores da 8ª Região (PA-PA) presencialmente e por videoconferência. Também participaram da reunião os procuradores do Ministério Público do Trabalho Gláucio Araújo de Oliveira, diretor-geral do MPT, Rafael Dias Marques, secretário de Relações Institucionais, e Augusto Meirinho, secretário de Cooperação Internacional Trabalhista.

No início da noite, José de Lima e Sandoval Silva foram recebidos na sede do Ministério Público do Estado do Pará pelo procurador-geral de Justiça César Mattar Junior. Também estiverem presentes à visita institucional os procuradores Rafael Dias Marques e Augusto Meirinho.

Reunião na sede do Ministério Público do Estado do Pará com o procurador-geral de Justiça.
Reunião na sede do Ministério Público do Estado do Pará com o procurador-geral de Justiça.

PGT e Procurador-chefe da PRT8 posam ao lado dos representantes do PADF e dos procuradores integrantes da Coordenadoria Regional de Combate ao Trabalho Escravo
PGT e Procurador-chefe da PRT8 posam ao lado dos representantes do PADF e dos procuradores integrantes da Coordenadoria Regional de Combate ao Trabalho Escravo

Reunião com os procuradores da 8ª Região
Reunião com os procuradores da 8ª Região

Ministério Público do Trabalho

Assessoria de Comunicação

Imprimir