• Procuradorias
  • PRT Belém
  • MPT e TRT8 levam campanha de prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais para estádios

MPT e TRT8 levam campanha de prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais para estádios

Clubes parceiros entrarão no gramado com faixa da campanha Abril Verde que este ano traz como tema “Todo acidente de trabalho deve ser notificado. O trabalhador não é invisível”.

O Ministério Público do Trabalho no Pará e Amapá (MPT PA-AP), por meio da Coordenadoria Regional de Defesa do Meio Ambiente do Trabalho e da Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (Codemat), e o Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (TRT8) reforçam a parceria em movimento nacional de prevenção a acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. Entre as atividades programadas está a divulgação da campanha Abril Verde nos estádios durante o Campeonato Paraense de Futebol - Parazão, em parceria com os clubes locais. 

O primeiro time a apoiar a causa é o Águia de Marabá. Os jogadores entrarão em campo, no próximo domingo (26), contra o Independente, com uma faixa que traz a frase “A cada 45 minutos, 45 trabalhadores são vítimas de acidentes de trabalho no país”. “Com a ação, iniciamos a pré-agenda de atividades em alusão ao Abril Verde. Esse é um importante espaço de visibilidade para que a informação sobre a importância da segurança e saúde do trabalhador chegue a mais pessoas, uma vez que envolve diferentes públicos de espectadores”, destacou a procuradora do Trabalho, Cintia Leão, titular regional da Codemat.

Este ano, a campanha Abril Verde faz traz como tema “Todo acidente de trabalho deve ser notificado. O trabalhador não é invisível”. Com a iniciativa, o MPT busca ir além da sua atuação direcionada às empresas sobre o tema meio ambiente de trabalho, compreendendo ações no âmbito do poder público por meio do SUS. 

Para reforçar a iniciativa e sensibilizar a sociedade sobre a importância de medidas de prevenção para evitar acidentes e doenças ocupacionais, o MPT irá realizar audiências públicas em Belém e Macapá sobre o tema. Até o final deste mês de março, está prevista ainda a divulgação dos dados oficiais de 2022, no Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, da plataforma SmartLab. A fachada da Procuradoria, em Belém, também ficará iluminada de verde durante todo o mês de abril. 

Este ano as ações contam com a parceria com o TRT8, por meio do programa Trabalho Seguro (PTS). O órgão está conduzindo as tratativas com os times locais para a campanha nos jogos do Parazão. "O futebol é incontestavelmente uma das maiores paixões dos paraenses. É muito importante aproveitar essa paixão para tratar de um outro tema, também muito importante, a prevenção de acidentes e doenças do trabalho. É a paixão posta a serviço da conscientização", afirmou o desembargador Paulo Isan Coimbra da Silva Júnior, gestor regional e integrante do Comitê Nacional do PTS.

“O TRT8 é um órgão estratégico, um grande parceiro nesse trabalho de conscientização. Quanto mais instituições envolvidas na causa, melhores resultados teremos em prol dos trabalhadores”, ressaltou a procuradora Cintia Leão. 

Sobre a campanha Abril Verde - No mês de abril se concentram ações de prevenção de acidentes de trabalho, pois o período concentra duas datas importantes sobre o tema: os dias mundiais da Saúde (7/4) e o em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho (28/4). A segunda data, instituída por iniciativa de sindicatos canadenses, foi escolhida em razão de uma explosão que matou 78 trabalhadores em uma mina no estado da Virgínia, nos Estados Unidos, em 1969. No Brasil, a Lei nº 11.121, que criou o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, foi promulgada em maio de 2005.

 

Ministério Público do Trabalho
Assessoria de Comunicação

 

Imprimir