MPT no PA-AP contabiliza 50 denúncias de assédio eleitoral

Escrito por ASCOM em .

Até o final da tarde deste domingo (30), a instituição havia recebido 49 denúncias de assédio eleitoral no Pará e 1 no Amapá, a maioria após o 1° turno das eleições

Durante todo o final de semana, a sede da Procuradoria Regional do Trabalho da 8ª Região (PA-AP), em Belém, e as Procuradorias do Trabalho nos Municípios (PTM) de Marabá, Santarém e Macapá, funcionaram em regime de plantão presencial, de 8h às 17h. “O MPT se estruturou, mobilizou recursos humanos, financeiros e tecnológicos para combater aquilo que nós consideramos um ataque à democracia brasileira, quando esse ataque vem de uma relação de emprego, que é a nossa área de atribuição”, disse o procurador-chefe do MPT PA-AP Sandoval Silva.

As unidades do Ministério Público do Trabalho em todo Brasil funcionaram em regime de plantão nos dias 29 e 30 a fim de assegurar que todo trabalhador usufrua o seu direito ao voto. Principalmente após o 2º turno das eleições, aumentaram os números de denúncias de assédio e coação eleitoral nas 5 regiões do Brasil, principalmente no Sul e Sudeste. Na região Norte, o Pará registrou 49 denúncias e o Amapá, 1, contra 42 empregadores. 

Entre os municípios que registraram casos estão Macapá, Belém, Ananindeua, Marituba, Castanhal, São Miguel do Guamá, Benevides, Magalhães Barata, Barcarena, Paragominas, Parauapebas, Peixe-Boi, Santarém, Redenção, Jacundá, Porto de Moz, Novo Progresso e Xinguara. As investigações empreendidas culminaram na assinatura de três Termos de Ajuste de Conduta (TAC) com empresas localizadas em São Miguel do Guamá e Santarém e a proposição de duas  ações civis públicas, que resultaram na concessão de  liminares na Justiça do Trabalho contra empresas situadas nos municípios paraenses de Bonito e Peixe-Boi.

Em todo o Brasil, até o final da tarde deste domingo (30), o MPT havia recebido 2544 denúncias de assédio eleitoral, contra 1945 empregadores. “Acredito que o balanço é positivo pró democracia. Não conseguimos atuar em todos os casos por inviabilidades, mas esses ainda virão ao Ministério Público, é possível que cheguemos a um número maior de denúncias após as eleições, que teremos que apurar posteriormente”, finalizou Sandoval Silva.

 

Acesse o número de denúncias por Estado aqui

Leia mais:


Liminar determina que B. H. Palma Agroindustrial não assedie trabalhadores para voto em eleições gerais

MPT obtém liminar contra Mejer Agroflorestal por assédio eleitoral

Em Santarém, supermercado firma TAC para coibir assédio eleitoral

Após flagrante de assédio eleitoral, Atacadão Meio a Meio firma TAC com MPT em Santarém

Empresário flagrado coagindo trabalhadores para voto presidencial firma Termo de Ajuste de Conduta com MPT no Pará 

 

Ministério Público do Trabalho

Assessoria de Comunicação

Imprimir