• Procuradorias
  • PTM Marabá
  • Para fiscalizar trabalho infantil, Conselho Tutelar poderá ter ponto de apoio dentro da Expoama 2018
Grupo reúne-se na sede do Ministério Publico Estadual em Marabá

Para fiscalizar trabalho infantil, Conselho Tutelar poderá ter ponto de apoio dentro da Expoama 2018

Escala de atuação dos conselheiros durante Exposição Agropecuária de Marabá deverá ser encaminhada ao MPT e ao MPPA

De 8 a 16 de setembro acontece, em Marabá, a Expoama 2018, uma das maiores feiras do agronegócio do sudeste paraense. Como em anos anteriores, o Ministério Público do Trabalho (MPT) e o Ministério Público do Estado do Pará propõem medidas preventivas no combate ao trabalho infantil durante o evento e, no último dia 29, discutiram com a Secretaria de Assistência Social, Proteção e Assuntos Comunitários (SEASPAC) e com o Conselho Tutelar de Marabá maneiras de coibir a prática.

Na reunião, realizada na Promotoria de Justiça do Município, ficou estabelecido que o Conselho Tutelar de Marabá encaminhará ao MPT e ao MPPA a escala dos conselheiros tutelares que atuarão na fiscalização do trabalho infantil durante a Expoama. Entre as ocorrências mais comuns a serem combatidas estão a venda de bebidas alcoólicas por crianças ou adolescentes e o ingresso sem autorização para participar do evento.

O Conselho Tutelar também poderá usar um ponto de apoio dentro da Expoama, em espaço cedido pela organização do evento, onde atualmente acontece a feira de artesanato. As informações sobre o local de funcionamento do Conselho deverão ser encaminhadas aos Ministérios Públicos até esta segunda-feira (3) pela SEASPAC.

#chegadetrabalhoinfantil

A campanha nacional do Ministério Público do Trabalho #chegadetrabalhoinfantil será difundida durante a Expoama 2018. Atendendo à solicitação da procuradora do MPT Ana Luiza Noronha, a organização do evento se comprometeu a exibir a campanha durante os rodeios, propor aos artistas que se apresentarão na exposição a divulgação da iniciativa nos seus shows e veicular o vídeo da ação nos telões da feira.

Em 2017, MPT e MPPA expediram ao Sindicato dos Produtores Rurais, organizadores da Exposição Agropecuária de Marabá, recomendações referentes ao cumprimento da legislação que veda o trabalho de crianças e adolescentes nas piores formas.

Ministério Público do Trabalho
Assessoria de Comunicação

Imprimir