Escolas participantes do projeto MPT na Escola recebem premiação em Macapá

Escrito por ASCOM em .

Com a adesão de 10 escolas municipais e mais de 1500 alunos alcançados, é a primeira vez que a iniciativa é implementada no Amapá.

Um grande evento, realizado no último sábado (21), marcou a conclusão do Projeto MPT na Escola, implementado pela 1ª vez no Amapá, em 2023. A Prefeitura de Macapá, em parceria com o Ministério Público do Trabalho e Secretaria de Educação Municipal (Semed), realizaram a culminância do projeto na Associação dos Servidores Municipais, na Zona Sul da capital amapaense. Na ocasião, houve apresentação do músico e compositor amapaense Zé Miguel.

No mês de fevereiro, iniciaram as capacitações e palestras direcionadas a professores, gestores e coordenadores das escolas municipais de Macapá para que desenvolvessem o tema do combate ao trabalho infantil, de forma lúdica, nas salas de aula. Dez escolas de Ensino Fundamental do município participaram do projeto que produziu contos, poemas, música, desenho, entre outras atividades abordando o assunto. As quatro escolas com os melhores desempenhos pedagógicos foram premiadas.

Os prêmios – televisor, impressora, tablet e caixa de som – foram adquiridos a partir de destinação de recursos do MPT, que também contemplou banner, placas e medalhas para os alunos. Em Macapá, o projeto alcançou mais de 1.500 estudantes.

“A parceria com a Prefeitura de Macapá e Secretaria Municipal de Educação ultrapassou as nossas expectativas. Foi um semestre de grande aprendizado no combate ao trabalho infantil. Trabalhos belíssimos foram apresentados pelas escolas, e ano que vem tem mais”, disse Thaissa Lauar Leite, procuradora do Ministério Público do Trabalho.

MPT na Escola

O MPT na Escola é uma iniciativa nacional que integra o eixo educação do projeto ministerial Resgate a Infância, desenvolvido por meio da Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Coordinfância), e consiste em um conjunto de ações voltadas para a promoção de debates nas escolas de Ensino Fundamental dos temas relativos aos direitos da criança e do adolescente, especialmente a erradicação do trabalho infantil e proteção do trabalho na adolescência.

O projeto também integra educadores por meio de capacitação dentro das temáticas, objetivando a formação de agentes multiplicadores dentro e fora do ambiente escolar.

Escolas do Município de Macapá premiadas pelo desempenho pedagógico:

· Emef Fortaleza

· Emef Lúcia Neves Deniur

· Emef Joanna Santos

· Emef Maria José Ferreira

 

Com informações e foto da Prefeitura da Macapá

Ministério Público do Trabalho

Assessoria de Comunicação

Imprimir