MPT reverte recursos para Laboratórios da Faculdade de Odontologia da UFPA

Reversão foi destinada à compra de insumos e equipamentos para as atividades dos Laboratórios de Anatomia Patológica e Imunohistoquímica (LAPI) e de Cultivo Celular.

Representantes do Ministério Público do Trabalho PA/AP (MPT) estiveram, no último dia 7 de fevereiro, na Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Pará (UFPA), conhecendo as instalações dos laboratórios de Anatomia Patológica e Imunohistoquímica (LAPI) e de Cultivo Celular da instituição. Os setores, coordenados pelo professor doutor João de Jesus Viana Pinheiro, receberam recursos revertidos pelo MPT.

A reversão mais recente, no total de R$ 185.00,00, foi feita nos autos de um processo contra o Líder Comércio e Indústria Ltda. A empresa foi acionada judicialmente pelo Ministério Público do Trabalho para que regularizasse os depósitos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) de seus empregados.

Anteriormente, a Faculdade de Odontologia já havia recebido R$ 202.128, 10 revertidos em processo de autoria do MPT contra a Construtora Leal Moreira Ltda. Os valores foram empregados na execução do projeto de instalação do LAPI, que oferece serviço especializado e gratuito de diagnóstico de doenças da boca no Estado do Pará.

Pesquisa do câncer

Segundo o professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Odontologia, Sérgio Alves Junior, “o LAPI existe hoje graças aos recursos revertidos pelo Ministério Público do Trabalho”. O laboratório é composto por um grupo de professores e alunos e visa exclusivamente ao atendimento gratuito de pacientes com alterações patológicas orais, além de atuar na integração entre pesquisa, ensino e extensão na universidade.

Os laboratórios atendem uma demanda aberta de pessoas e servem como lócus de estágio para alunos de graduação e pós-graduação. Lá, os estudantes podem vivenciar o contato com um perfil de paciente diferenciado em relação aos problemas odontológicos corriqueiros.

Além do atendimento, os laboratórios também representam um grande incentivo à pesquisa de professores e alunos, contribuindo para consideráveis avanços na área de patologia oral e maxilofacial, tento ensejado inclusive a produção de artigos científicos publicados em revistas de alto impacto e premiações em eventos regionais e nacionais.

Segundo explica o professor Sério Alves Junior, no LAPI são desempenhados experimentos consagrados e bem aceitos na prática científica, tais como: “técnicas de cultivo celular in vitro, western blot, RNA de interferência, imunohistoquímica, zimografia, citometria, entre outros, técnicas essas realizadas, especialmente, em linhagens celulares de tumores de cabeça e pescoço”.

De acordo com o pesquisador, os estudos in vitro de tumores são ferramentas de grande utilidade, uma vez que a reprodução em laboratório do microambiente de proliferação celular pode favorecer o desenvolvimento de novas abordagens quanto ao diagnóstico e tratamento do câncer.

Reversão

A reversão de recursos realizada pelo MPT à Faculdade de Odontologia da UFPA foi empregada na aquisição de materiais de consumo e equipamentos necessários à realização, continuação e aperfeiçoamento de procedimentos de diagnóstico histopatológico e de pesquisa.

Ao todo, foram adquiridos: reagentes diversos para os laboratórios, vidraria para preparo dos reagentes, anticorpos para o diagnóstico e para pesquisa, aparelho histotécnico, dispensador de parafina, micrótomo, microscópio, freezer - 80 °C, banho maria, Capela (utilizada no preparo dos reagentes, fazendo a exaustão dos gases tóxicos), estufa e um aparelho PCR que ainda será instalado.

 

N° do Processo: 0001855-38.2012.5.08.0004

N° do Processo: 0000342-61.2014.5.08.0005

Ministério Público do Trabalho
Assessoria de Comunicação

Imprimir