Alunos com deficiência alcançam rendimento de mais de 80% em curso de capacitação

Curso é resultado de acordo extrajudicial firmado entre Biopalma e Ministério Público do Trabalho, em dezembro do ano passado.

A Biopalma da Amazônia S.A, empresa do grupo Vale, apresentou no último mês de agosto os primeiros resultados de rendimento referentes ao curso de capacitação para pessoas com deficiência (PCD), promovido pela empresa em cumprimento a Termo de Ajuste de Conduta (TAC), firmado com o Ministério Público do Trabalho PA/AP (MPT) no ano passado.

Em 2017, o MPT constatou que a empresa não cumpria a cota legal de contratação de pessoas com deficiência em seu quadro de funcionários, prevista na Lei Nº 8213/91, e propôs à empresa a assinatura de TAC. No acordo, a Biopalma, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem na Indústria (SENAI), se comprometeu em realizar cursos anuais para pessoas com deficiência até 2022, a fim de capacitar e preencher a cota de pessoas com deficiência em atividade na empresa.

A primeira turma da capacitação começou no mês de fevereiro deste ano e será finalizada em novembro. O grupo era inicialmente composto por 30 alunos, e atualmente se mantém com 27, que realizam o curso de “Operador e reparador de computadores”. Durante o primeiro semestre, o grupo teve cerca de 95% de frequência regular nas aulas e uma média geral de 8,8 nas avaliações, sendo a menor nota 8,3. Em abril deste ano, um dos alunos foi efetivado no quadro de funcionários da Biopalma.

Recepção ao curso

Ao final do primeiro semestre, o SENAI realizou uma avaliação de Reação sobre Educação Profissional com a turma, visando saber o grau de satisfação dos alunos com o curso. A avaliação obteve um resultado de 85% de aprovação.

Além de oferecer ao aluno a oportunidade de atuar no mercado de trabalho de forma participativa, a capacitação também disponibiliza bolsa-auxílio de R$ 300,00 mensais para cada participante. Com carga horária de 440 horas, as aulas acontecem às segundas, quartas e sextas-feiras, no Centro de Desenvolvimento da Amazônia.

IC Nº 000692.2016.08.000/6

TAC n° 191/2017

Ministério Público do Trabalho
Assessoria de Comunicação

 

Imprimir