Projeto de qualificação profissional e empregabilidade apoiado pelo MPT forma primeira turma em Belém

Escrito por ASCOM em .

Ao todo, 16 pessoas em situação de vulnerabilidade social concluíram a formação para auxiliar de cozinha

Dezesseis alunos da primeira turma do projeto Diversidade e Empregabilidade receberam nesta terça-feira (7), o certificado de conclusão do curso de auxiliar de cozinha. Promovida pelo Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região, em parceria com o Ministério Público do Trabalho no Pará e Amapá (MPT PA-AP), Universidade da Amazônia e (Fundação Instituto Para o Desenvolvimento da Amazônia (Fidesa), a iniciativa busca promover a capacitação e empregabilidade de pessoas com deficiência e público LGBTQIA+ em situação de vulnerabilidade social.

Durante dois meses, a turma teve aulas teóricas e práticas para o desenvolvimento de técnicas, habilidades e competências necessárias para atuação no ramo da gastronomia. As aulas foram ministradas na Unama campus Alcindo Cacela.

 Procuradora Silvia Silva da Silva
Procuradora Silvia Silva da Silva
Na oportunidade, a representante do Ministério Público do Trabalho, procuradora do Trabalho Silvia Silva da Silva, falou sobre o papel da instituição na promoção da igualdade de oportunidades, e destacou ainda que “projetos como esse possuem o condão de transformar vidas de segmentos da sociedade historicamente discriminados e excluídos, com oportunidades de inserção no mercado de trabalho, após a qualificação”.

A sociedade brasileira ainda convive com práticas discriminatórias no acesso e manutenção dos postos de trabalho. Nesse sentido, o Ministério Público do Trabalho, por meio da Coordenadoria de Promoção de Igualdade de Oportunidades e Eliminação da Discriminação no Trabalho (Coordigualdade), atua no combate a essas práticas discriminatórias, bem como atua na repressão de quaisquer práticas assediadoras no meio ambiente de trabalho, garantindo o acesso aos postos de trabalho de forma digna, saudável e segura.

Na segunda-feira (6), os alunos participaram da aula prática de encerramento, que contou com a presença de representantes das instituições parceiras do projeto. Foi uma oportunidade para apresentarem na mesa os conhecimentos adquiridos em sala de aula.

 

Ministério Público do Trabalho
Assessoria de Comunicação

 

Imprimir